ROBÓTICA DESCOMPLICADA: DO

ZERO AO MOVIMENTO


PROJETO STEAM: A SIMETRIA NO FANTÁSTICO MUNDO DA ROBÓTICA




Introdução


A simetria está presente em muitos aspectos da natureza e da tecnologia. No contexto da robótica, ela é um conceito crucial, especialmente em design e movimentos de robôs inspirados em seres vivos. Este projeto visa integrar o conceito de simetria com a robótica de forma lúdica, utilizando atividades interativas e criativas para ensinar sobre esse princípio geométrico de maneira divertida e envolvente. O formato de Multshow, uma experiência imersiva e

multifacetada, proporciona uma abordagem interdisciplinar que envolve as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).


Justificativa


Com a crescente integração das tecnologias digitais no ensino, é essencial inovar nas metodologias educacionais. A robótica oferece uma excelente oportunidade para explorar conceitos matemáticos, como a Simetria, de maneira prática e criativa. A proposta do Multshow proporciona aos alunos uma experiência única, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico por meio de atividades que combinam Robótica, Arte, Design e Matemática, todos baseados no conceito de Simetria.


Objetivo Geral


Promover o aprendizado da Simetria por meio de atividades práticas e lúdicas que envolvem robótica, incentivando os alunos a explorarem a relação entre a geometria e a tecnologia, utilizando robôs para simular

movimentos simétricos.


Objetivos Específicos



Público-Alvo


O projeto é voltado para alunos do Ensino Fundamental II (faixa etária de 10 a 14 anos), com ou sem experiência prévia em robótica, interessados em explorar a relação entre Arte, Matemática e Tecnologia.


Metodologia


A metodologia será baseada em uma série de atividades lúdicas que se desdobram em apresentações dinâmicas, desafios interativos e oficinas.

A cada etapa, os alunos serão apresentados a conceitos e desafios que envolvem a simetria, com a ajuda de robôs programáveis, como os kits de

robótica LEGO Mindstorms ou similares (ED026, EV5, EV6, etc.).

Estrutura do Multshow:

axial e rotacional.

participantes.


Recursos Tecnológicos Recomendados



Apoio Pedagógico



Resultados Esperados


Compreensão profunda da simetria: Os alunos serão capazes de identificar e aplicar os conceitos de simetria em diferentes contextos.

Habilidades em robótica: Os alunos desenvolverão habilidades práticas em robótica, incluindo programação e construção de robôs.

Engajamento interdisciplinar: A abordagem STEAM proporcionará uma integração das diversas áreas do conhecimento, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.

Apreciar a Arte na Matemática: Os alunos irão perceber a beleza e a aplicação da Matemática na robótica e nas artes visuais.


Indicadores de Sucesso




Referências


KALINOWSKI, Maria Aparecida. Matemática e Robótica. São Paulo: Editora XYZ, 2020. MARTINS, João. Ensino de Simetria na Educação Básica. Rio de Janeiro: Editora ABC, 2018.

LEGO Education. Lego Mindstorms Education. Disponível em: www.legoeducation.com